Para validar o processo descrito neste tutorial, certifique-se de que o domínio está apontando para os DNS da nossa hospedagem, você encontrara na sua área do cliente.
Se o domínio estiver apontando para outro servidor de hospedagem ou para o Cloudflare, os registros MX devem ser configurados na zona de DNS do respectivo serviço.
Confirmadas essas informações, siga as instruções a seguir:
1. Acesse o cPanel da Sua Hospedagem #
Entre no cPanel da sua hospedagem.
- Se não souber como acessá-lo, siga o tutorial: “Como acessar o cPanel pela Área do Cliente”.
2. Editando a Zona de DNS #
No cPanel, procure pela ferramenta “Editar zona de DNS” ou “Zone Editor”.
3. Gerenciando Registros de Apontamento #
Encontre o domínio desejado e clique em “Gerenciar” para acessar todos os registros de apontamento.
4. Excluindo Registros Antigos #
Antes de configurar os novos registros, exclua os atuais registros de MX e MAIL.
- Recomendamos também excluir o registro de autenticação SPF para evitar conflitos com o novo registro SPF a ser configurado.
- O SPF ajuda a impedir que mensagens do seu domínio sejam marcadas como spam, verificando se elas foram enviadas de servidores autorizados pelo proprietário do domínio.
- As entradas de autenticação SPF são do tipo TXT e o código inicial do registro é:
v=spf1
.
5. Adicionando Novos Registros MX e SPF #
Clique no botão “+ Adicionar Registro” seis vezes para inserir os novos registros.
Host | TTL | Tipo | Prioridade | Registro |
Domínio | 3600 ou padrão | MX | 1 | aspmx.l.google.com |
Domínio | 3600 ou padrão | MX | 5 | alt1.aspmx.l.google.com |
Domínio | 3600 ou padrão | MX | 5 | alt2.aspmx.l.google.com |
Domínio | 3600 ou padrão | MX | 10 | alt3.aspmx.l.google.com |
Domínio | 3600 ou padrão | MX | 10 | alt4.aspmx.l.google.com |
Domínio | 3600 ou padrão | TXT | 1 | v=spf1 include:_spf.google.com ~all |
6. Configurando o Roteamento de E-mails #
Volte ao painel principal do cPanel e procure pela ferramenta “Roteamento de e-mails” no menu “E-mail”.
7. Selecionando o Servidor de Mensagens #
Selecione a opção “Servidor de Mensagens Remoto”.
- Clique em “Alterar” para validar a seleção.
Após seguir os passos acima, aguarde de 24 a 48 horas para a propagação dos novos apontamentos.
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda adicional, entre em contato com nosso suporte através do chat ou abra um ticket pela Área de Cliente.